A sociedade dos corvos

Perto do fim de 2016 fui convidado a participar do coletivo “Sociedade dos Corvos”, que é uma reunião de escritores e ilustradores com o gosto comum por histórias sombrias e o objetivo comum de criar um livro para isso.
Nesta semana terminei a quarta e última ilustração, e para ela me lembrei de uma frase que li em uma reportagem do site Omelete sobre Eisner:

“Toda cena de chuva nas HQs deve muito – muitas vezes faz homenagem direta – à Eisner”

Sem dúvida quando lemos como leitor os quadrinhos muitas vezes não reparamos nos desenhos em si, em como eles nos mostram o que vemos. Apenas quando estamos com o desafio de transformar as palavras em formas é que fazemos esse exercício.
No tempo de Will Eisner não se gráficas com bons equipamentos que pudessem reproduzir qualquer tipo de cor ou efeito, muito menos coloração digital. Então o ilustrador deveria se virar com o preto e branco, então o mestre “se virava”.

eisner

Trabalhar com dificuldades é uma boa ideia, força cada um a pensar de maneira diferente do convencional, das soluções prontas que pensamos por primeiro. E posso dizer que para este desenho fiz vários rascunhos antes de chegar à este, mesmo assim poderia mudar algumas coisas, mas o prazo, esse sim é o melhor das dificuldades, já que se tivesse todo tempo do mundo, nunca haveria um trabalho realmente terminado. (rs)

vida-perfeita-blog

Insira uma legenda

Detalhe da ilustração do conto Vida Perfeita, de W. F. Endlich (autora de A Senhora do Caos)

Não será a primeira vez que participo de um livro coletivo, nem a última, porque é uma ótima maneira de todos se ajudarem a mostrar ao público uma pequena amostra do que são capazes de fazer, compartilhando despesas e aplausos.

Advertisements

2 thoughts on “A sociedade dos corvos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s